Olá! Aqui é a Dra. Monique Ubaldo, e hoje quero conversar sobre algo importante: o cuidado com a saúde por meio dos exames preventivos. Sei que a correria do dia a dia nos faz deixar algumas coisas para depois, mas quando se trata da nossa saúde, adiar não é uma opção.
Muitas vezes, esperamos até sentir algum desconforto ou dor para procurar um (a) médico (a). Mas o grande valor dos exames preventivos está justamente em evitar que as doenças cheguem a esse ponto. Quanto mais cedo identificamos alterações no corpo, mais simples pode ser o tratamento. Hoje, quero falar sobre alguns exames que considero essenciais para todas as mulheres que desejam cuidar bem da sua saúde. Vamos lá?
- Papanicolau: O exame que não pode faltar
O Papanicolau, conhecido como preventivo, é aquele exame que pode salvar vidas. Ele identifica alterações nas células do colo do útero, que podem evoluir para câncer se não forem tratadas a tempo. O câncer de colo do útero é uma doença silenciosa, que geralmente não apresenta sintomas até que esteja em estágios mais avançados.
Durante o exame, que é rápido e simples, coletamos células do colo do útero para análise. O desconforto é mínimo e os benefícios são imensos. Se as alterações forem detectadas precocemente, o tratamento pode ser muito eficaz, evitando que a doença evolua. O ideal é que mulheres sexualmente ativas façam o Papanicolau uma vez por ano, ou conforme a orientação médica, dependendo de fatores como histórico pessoal e familiar.
- Mamografia: Cuidando de você a longo prazo
Outro exame preventivo importante, especialmente para mulheres a partir dos 40 anos, é a mamografia. Esse exame é fundamental para a detecção precoce do câncer de mama, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres. Quando detectado nos estágios iniciais, as chances de cura são muito maiores, e os tratamentos tendem a ser menos agressivos.
Para mulheres que têm histórico familiar de câncer de mama, a mamografia pode ser recomendada antes dos 40 anos, e outros exames complementares também podem ser solicitados. Embora o exame possa causar um certo desconforto, ele é rápido e seguro.
- Ultrassonografia Pélvica: Conhecendo melhor o seu corpo
Se você sofre de cólicas fortes, menstruação irregular, ou está pensando em engravidar, a ultrassonografia pélvica é um exame que pode te ajudar a entender melhor como está a saúde dos seus órgãos reprodutivos. Esse exame é realizado de forma não invasiva e fornece imagens do útero, dos ovários e de outras estruturas da região pélvica.
A ultrassonografia é feita para a detecção de cistos, miomas e outras alterações que, se tratadas a tempo, podem evitar problemas maiores no futuro, como dificuldades para engravidar ou a necessidade de cirurgias invasivas. Além disso, mulheres que sofrem com dores pélvicas ou sangramento anormal também podem se beneficiar muito desse exame.
- Exames de Sangue: Monitorando a saúde geral
Muitas pessoas não dão a devida importância aos exames de sangue, mas eles são fundamentais para um check-up completo da saúde. Com os exames de sangue, conseguimos avaliar como estão os seus níveis de colesterol, glicose, vitaminas e hormônios. É uma forma de monitorar o funcionamento do seu corpo de maneira mais ampla, identificando desde o risco de doenças cardiovasculares até problemas hormonais que podem afetar desde sua energia para as atividades diárias até sua fertilidade.
A disfunção hormonal, por exemplo, pode estar por trás de problemas como cansaço extremo, alterações no humor, dificuldade para emagrecer ou até mesmo problemas na ovulação. Por isso, é importante sempre checar os níveis de hormônios.
Lembre-se: a sua saúde é um dos seus bens mais preciosos. Fazer exames é um ato de amor próprio e de cuidado. Não deixe para depois, agende seus exames e cuide de você! Afinal, investir na sua saúde hoje é garantir um amanhã mais tranquilo. Estou aqui para te ajudar nesse processo, e juntas podemos trilhar um caminho de mais bem-estar e saúde.